ATRATIVOS TURÍSTICOS

www.baependi.mg.gov.br

Casa da Cultura

Instalada em um casarão de estilo colonial, a Casa da Cultura de Baependi possui em seu acervo obras de artistas locais e relíquias da cidade. Nas instalações funcionam também o Arquivo Municipal e o Departamento de Turismo, Meio Ambiente e Esporte.

Rua Dr. Manoel Joaquim, 145, Centro.

Casa das Artes

Entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade estimular a cooperação mútua entre seus associados, realizando atividades que possibilitem o aprendizado e aprimoramento por meio de cursos, oficinas e seminários. Divulgando seus trabalhos em participações de Feiras, stands, eventos e exposições, promove e valoriza o artesanato local, que tem como carro chefe a palha e o bambu.

A Casa das Artes congrega trabalhos de artesãos de diversos locais do município, variadas e criativas produções.

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Havendo 43% de seu território localizado em Baependi, a área ecológica é uma importante reserva de várias espécies da fauna e flora, além das nascentes de rios formadores da bacia do Rio Grande.

O Parque é uma excelente atração aos amantes da natureza e dos esportes radicais.

Trilha do Serrote

Calçamento com rochas quartzíticas de cerca de dois metros de largura.

Cachoeira da Usina

Localizada próxima à cidade, possui uma pequena queda e lago para nadar. A queda é formada pela comporta da usina hidrelétrica, de 1911, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.

 

Cachoeira do Caldeirão

Essa belíssima cachoeira possui uma grande queda de 15 metros e sua profundidade é de 30 metros. Localizada a 32 km da cidade, para visitação, recomenda-se a utilização de veículos 4×4, por estar em local de difícil acesso.

Cachoeira do Espraiado do Gamarra

Pequena queda d’água com um grande lago para nadar. De fácil acesso, possui estacionamento e bar. Distante 12 Km do centro da cidade.

Cachoeira do Caixão Branco

Série de pequenas quedas que terminam em uma piscina natural. Localizada a 500 metros após o Gamarra, onde se deve deixar o carro e seguir a pé por uma trilha beirando o rio, por cerca de 10 minutos.

Cachoeira do Inferninho

Localizada a 20 km do Centro e a 8 km do Gamarra, a cachoeira impressiona pelos seus 30 metros de altura. Embora seja perigosa, é muito frequentada pelos amantes da natureza.

Cachoeira do Juju

Incrustada nas encostas da Serra da Careta é a cachoeira mais distante da cidade, a aproximadamente 34 km. Está em local de difícil acesso, mas seus 130 metros de queda impressionam pela beleza inigualável. O lugar é ideal para a prática de escalada e canyoning.

Cachoeira do Moinho

Localizada a 5 km da sede do município é um local ideal para a prática de boia-cross.

Cachoeira Honorato Ferreira

Essa bela cachoeira encontra-se a 25 km da cidade e a 2 km do povoado de Piracicaba.

O acesso é feito a partir de um sítio onde se deve deixar o carro e seguir por uma pequena trilha a pé.

Cachoeira Itaúna

Pequena queda d’água com duchas naturais e escorregador de pedra. Fácil acesso, com estacionamento, bar e campo de futebol. Segue-se a estrada sentido Baependi-Vargem por aproximadamente 20 km.

 

Cachoeira Três Quedas

Localizada a 25 km do centro, é necessário seguir por uma trilha acima da cachoeira Honorato Ferreira para conseguir alcançar a cachoeira das Três Quedas. É aconselhável o acompanhamento de um guia.

Mirante Toca do Urubu      

Grande formação rochosa com uma belíssima vista panorâmica das serras que circundam Baependi. Fica no alto da cidade com 1.200 metros de altitude. Localiza-se a 2 km.

Pico do Canjica

O Pico do Canjica, com 2.357 metros, é um dos maiores da região. Nas encostas da serra podemos avistar de longe a cachoeira do Cavalo Baio.

Serra da Careta

Está localizada a 25 km de Baependi. Para se chegar até lá, é necessário seguir em direção ao bairro Vargem. O acompanhamento de um guia é aconselhado para a caminhada até o topo da serra, que possui 2.050 metros de altitude. A Serra proporciona uma privilegiada vista de todas as serras altas da Mantiqueira.

 

Canyon do Cavalo Baio

Dentre as atrações ecológicas que compõe o município de Baependi, podemos destacar o Canyon do Cavalo Baio, com acesso pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio. Rapel com 1.050m de desnível. Um convite irrecusável aos adeptos da aventura.

    No Comments


    Add comment